Cursos

Pós-Graduação em ACONSELHAMENTO PASTORAL

Counselling and Support

Início: Janeiro 2017

Direcção: Prof. Doutor José Brissos-Lino

Apresentação: As comunidades religiosas e os fiéis e simpatizantes das religiões em geral enfrentam frequentes dificuldades pessoais, existenciais, relacionais e comunitárias, que requerem ajuda, apoio e orientação específica. Torna-se assim imperioso que os líderes dessas comunidades e instituições sócio-religiosas estejam preparados para lidar com tais dificuldades. Este curso responde a esta necessidade, ao promover conhecimentos e desenvolver competências na área da relação de ajuda, e actualizar potencialidades pessoais facilitadoras do relacionamento interpessoal.

Horas de Contacto: 126

Módulos:

Módulo I – Saúde mental e comunidade

Módulo II – Ética do aconselhamento pastoral

Módulo III – Fundamentos teológicos do aconselhamento pastoral

Módulo IV – Áreas fundamentais de intervenção

Módulo V – Seminário teoria e prática da entrevista de ajuda

Módulo VI – Seminário atelier de Grupo de Encontro

Módulo VII -Trabalho de Conclusão de Curso

 Destinatários: Lideranças religiosas em geral, pastores/as e leigos/as, homens e mulheres, envolvidos com o campo religioso/eclesial, agentes de pastoral, educadores/as, líderes comunitários, estudantes e professores/as de teologia ou de psicologia, profissionais/voluntários em instituições socio-religiosas com acção político-social, responsáveis de capelanias, orientadores de grupos religiosos ou outros.

 

FORMAÇÃO DE VERÃO

Introdução à Psicologia da Religião e Espiritualidade

Coordenação: Prof. Doutor José Brissos-Lino

Horas – 10h
Horário – 19h/21h
Calendário – 27, 28, 29, 30 de Junho e 1 de Julho
Custo – 30€

Destinatários: Lideranças religiosas em geral, pastores/as e leigos/as, homens e mulheres, envolvidos com o campo religioso/eclesial, agentes de pastoral, educadores/as, líderes comunitários, estudantes e professores/as de teologia ou de psicologia, profissionais/voluntários em instituições socioreligiosas com acção político-social, responsáveis de capelanias, orientadores de grupos religiosos ou outros.

Informações e inscrições em: creligioes@ulusofona.pt