Congresso

I-Congresso-Internacional-de-Cristianismo-Contemporaneo_17

I Congresso Internacional de Cristianismo Contemporâneo 

 “Cristianismo, Cultura e Diálogo num mundo em mudança”

Lisboa, 25-27 de Maio de 2018

Email do congresso: congresso.cristianismo.c@gmail.com

Numa época em que o regresso da fé está a mudar o mundo, e simultaneamente, se registam fenómenos religiosos de ruptura com a paz entre os povos, a convivência entre as religiões, a tolerância e os direitos humanos, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) decidiu criar o Instituto de Cristianismo Contemporâneo (ICC), integrado na área de Ciência das Religiões.

O ICC tem vindo a desenvolver trabalho académico através de diversos instrumentos de acção, como Jornadas, ciclos de conferências, seminários e debates centrados em temáticas relacionadas com o cristianismo contemporâneo, mas também formações e cursos conferentes de grau ou não, que impliquem o desenvolvimento duma cultura da diferença, da criatividade e do desenvolvimento global, e a publicação de artigos científicos na “Revista Lusófona de Ciência das Religiões”.

Nesta sequência, de 25 a 27 de Maio de 2018 iremos realizar em Lisboa o I Congresso Internacional de Cristianismo Contemporâneo, que se destina a incentivar a investigação científica e sua partilha de resultados na área da religião e espiritualidade cristã, na especificidade dos vários ramos da fé e vivências, assim como no âmbito da sua relação com outras experiências e expressões religiosas.

São objectivos do congresso:

  1. Contribuir para uma cultura de paz e tolerância entre diferentes expressões de fé e promover o diálogo inter-religioso.
  2. Estudar as novas tendência sociais à luz da fé cristã.
  3. Promover a reflexão da fé na sociedade contemporânea, em todas as suas vertentes: culturais e artísticas, sociais, políticas e comunicacionais, incluindo no mundo do trabalho.
  4. Abordar as implicações da religião na vida mental e emocional do ser humano, em particular do homem religioso.
  5. Reflectir sobre a dimensão ética da fé nos diversos contextos de vida, incluindo nas profissões.
  6. Promover o aprofundamento teológico e a contextualização da fé no homem do século XXI.
  7. Desenvolver mecanismos de cooperação que possibilitem a participação conjunta em projectos, estudos e exploração de novas ideias e pesquisas, em parceria com outras entidades.

 

Instituições promotoras:

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Universidade Aberta

 

Organização:

Instituto de Cristianismo Contemporâneo (Área de Ciência das Religiões/FCSEA)

 

Eixos Temáticos

Eixo Temático nº. 1 – Desafios teológicos contemporâneos

A contemporaneidade tem vindo a apresentar novos desafios à fé cristã, tanto do ponto de vista doutrinário e conceptual como da praxis religiosa, num mundo em profunda e acelerada mudança. É o caso da perda de identidade religiosa, do equilíbrio ecológico, da igualdade de género, da justiça social ou da ética e dos conflitos de valores, entre outras temáticas prementes que suscitam reflexão e investigação. 

Eixo Temático nº. 2 – Fé e Cultura

A Modernidade estabeleceu a Razão como guia privilegiado no processo de desenvolvimento humano, interpelando os não crentes a um posicionamento que, apesar de tudo, não pode ignorar a dinâmica das religiões, e os crentes a uma gestão delicada nos confrontos quotidianos entre Fé e Cultura. Compreender de que modo ambas as dimensões coexistem e se interpenetram é um desafio para os investigadores.

Eixo Temático nº. 3 – Diálogos interconfessionais e inter-religiosos

Numa época em que o regresso da Fé está a mudar o mundo, e simultaneamente, se registam fenómenos religiosos de ruptura com a paz entre os povos, a convivência entre as religiões, a tolerância e os direitos humanos, as confissões cristãs e as religiões do mundo, em geral estão desafiadas a assumir um papel proactivo e pedagógico, em particular no âmbito da partilha das cosmovisões, na promoção da dignidade humana e na defesa da liberdade religiosa.

 

Consulte o sítio do congresso, aqui.

 

 

Anúncios