A construção de um Papa

A série de Paolo Sorrentino, protagonizada por Jude Law, serviu de mote para debate em Lisboa
A série de Paolo Sorrentino, protagonizada por Jude Law, serviu de mote para debate em Lisboa DR

The Young Pope exibe as contradições de um Papa que sonha em ser revolucionário. Um grupo de especialistas juntou-se em Lisboa para debater a série.

You can’t always get what you want/ But if you try sometimes well you might find/ You get what you need”. Se não o sabíamos antes, os Rolling Stones ensinaram-nos há quase meio século que, se nem sempre temos o que queremos, por vezes encontramos aquilo de que precisamos. The Young Pope (em exibição no TV Séries) volta a impor a questão, numa altura em que o mundo tem um Papa popular, um Papa de que muita gente gosta. Se pensar sobre o papel do Santo Padre através do rock lhe parece herético, é porque ainda não viu a série de Paolo Sorrentino protagonizada por Jude Law (sim, o Papa – jovem, ultraconservador). Francisco é o líder de que a Igreja Católica precisa?

“Nenhum de nós sabe como é que o Papa deve ser”, começa Alexandre Honrado, professor e investigador de Ciências das Religiões na Universidade Lusófona de Humanidades, numa conversa promovida por esta instituição de ensino a propósito da série da HBO. The Young Pope confronta os espectadores com um cenário ficcional, em que o chefe de Estado do Vaticano usa a sua figura carismática para fazer regressar a ideia de uma Igreja temida, fechada, sem rosto. Uma personagem ambígua que assume uma postura beatífica com quem lhe é próximo e uma altivez teatral na relação com a Cúria.

Continuar a ler aqui.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s